Banner gov2
Governo
Filho de juiz é advogado do PCC e teria facilidades no sistema prisional, denuncia sindicato

Hugo Soares Braga teria facilidades no sistema prisional, diz entidade.

Por Cada Minuto |

9 de janeiro de 2017 às 14:14

b39290e3-85a8-40b6-bf3d-597d6140548cA crise interna no sistema prisional ganhou um novo capítulo. Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (09), o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL) denunciou que Hugo Soares Braga, filho do juiz da vara de Execuções Penais, José Braga Neto, é advogado de membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e teria a conivência do pai em ações que beneficiem os seus clientes.

 

A entrevista coletiva foi comandada pelo presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, que foi direto ao insinuar possíveis favorecimentos do juiz ao filho advogado. “Temos aqui uma denúncia a fazer, de influências do juiz de execuções penais, José Braga Neto, ao seu filho, Hugo Soares Braga, que é advogado de membros da facção criminosa PCC em Alagoas”, disse.

 

Segundo o sindicalista, o filho do juiz frequenta o sistema prisional desde a época que era estagiário de direito. Agora formado, tornou-se advogado dos membros da facção. A prova de ligação está nas visitas feitas aos reeducandos.

 

“Existe um livro de entrada de advogados para visita aos presos. Ele não assina nada no processo, porque seria um “descaramento” quando o pai é juiz de execuções penais. Mas são visitas frequentes aos reeducandos. Ele consegue de uma certa forma, facilitar situações benéficas para os presos. A gente acredita que o fato do pai dele ser juiz, facilita transferências, a comunicação é mais fácil. Ele consegue situações melhores para os seus clientes”, disparou.

 

De acordo com o sindicato, o sistema prisional de Alagoas tem cerca de 4 mil presos e 90% integram facções criminosas. Mesmo os presos que não integram estes grupos antes da prisão, quando entram no sistema são absorvidos, por temer represálias.

 

Além disso, 8 ou 10 reeducandos são considerados líderes do PCC em Alagoas e estão presos. Entre os clientes beneficiados com a ação do advogado Hugo Soares Braga, estariam “Paulo Gordo”, Jaconias que tem passagem por vários presídios e Francisco, que é químico e maior fabricante de refino de cocaína de Maceió.

 

60697c88-19ae-4889-9898-c7c388ec98c5

 

A denúncia vai além. Segundo o Sindapen, Braga Neto estaria intervindo além de suas atribuições, permitindo a entrada de televisão, frigobar, acima do que é permitido e interferindo em decisões da secretaria.

 

A denúncia ainda da conta de que os presos pressionam o advogado e consequentemente o juiz para obter benefícios e assim, manter uma boa convivência no sistema prisional. Os presos ainda pedem para não serem transferidos para o presídio do agreste, onde não existe sinal de celular e a comunicação entre eles fica “prejudicada”.

 

A situação estaria afetando diretamente o trabalho de outros advogados, que questionam a relação. “Existe uma reclamação constante de outros advogados, por conta dessa concorrência desleal. Esses profissionais se sentem de certa forma, passados para trás, porque sabe que o juiz vai atuar melhor em outras causas que não a deles”, afirmou Kleyton.

 

Diante do exposto, o sindicato já entrou em contato com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para adotar providências no caso. “Já demos entrada em processo no Conselho Nacional de Justiça. Além disso, o juiz entra em atribuições que não são deles. Como algumas transferências, permanência de presos em algumas unidades. A facção pressiona o juiz para que seja facilitada a boa convivência entre as partes. A situação de cada preso é vista pelo filho dele. Dessa forma, é difícil imaginar que o filho trabalha como advogado e o pai tem de julgar, e não exista nenhum benefício”, concluiu.

 

Por conta das denúncias, o CadaMinuto buscou contato com o juiz da fara de Execuções Penais, José Braga Neto, que não atendeu as ligações.

2 comentários sobre “Filho de juiz é advogado do PCC e teria facilidades no sistema prisional, denuncia sindicato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

copyright © Todos os Direitos Reservados | radar89.com.br
Ouça Agora: